Útil e prático: 20 formas de utilizar o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto mundialmente conhecido. É muito utilizado na cozinha, mas não serve só para aplicações culinárias. Para além de uma utilização doméstica, o bicarbonato de sódio possui também diversos benefícios para a saúde. Quer saber tudo o que pode fazer com o bicarbonato de sódio? Consulte a nossa lista e descubra 2o formas diferentes de o utilizar!

1. Como desinfetante de legumes e frutas

Tanto os legumes como as frutas podem conter diversos produtos que são nocivos para a sua saúde. O bicarbonato de sódio serve precisamente para eliminar tais produtos dos legumes e das frutas. Para o fazer basta mergulhá-los numa tigela com 2 chávenas de água e 1 colher de chá de bicarbonato ou em vez de mergulhar os alimentos nesta mistura, pode utilizar uma esponja, passar na mistura e esfregá-los.

2. Para limpar tapetes e carpetes

Quando os seus tapetes ou carpetes estiverem muito manchados, poderá eliminar tais manchas se utilizar bicarbonato de sódio. Basta para isso polvilhar o produto sobre o tapete ou carpete, colocar água quente por cima e deixar ficar a repousar durante a noite. Se quiser obter melhores resultados pode de seguida aspirar. Se as manchas forem difíceis de remover basta repetir o processo quantas vezes forem necessárias.

3. Para combater o mau hálito

O mau hálito é realmente muito desagradável. Para conseguir acabar com este problema é obrigatória uma boa e regular escovagem dos dentes e a utilização de um elixir bocal. Pode conseguir ter em casa um bom elixir bocal sem muito esforço se usar bicarbonato de sódio. Para isso basta diluir meia colher de chá em água morna e está pronto! Ao bochechar com esta solução conseguirá um hálito mais fresco, para além de que a solução possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas.

4. Desodorizante natural

Está farto dos desodorizantes que se vendem nos supermercados? Procura uma opção que seja mais natural? Então aproveite todas as vantagens do bicarbonato de sódio. Basta misturar um pouco de bicarbonato em água, pegar num pano ou esponja e esfregar a solução nas axilas. O bicarbonato serve não só para prevenir maus odores como ainda possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas.

 

5. Purificador do ar

Quem não gosta de um ambiente purificado? Sim, sabemos que nas lojas consegue encontrar à venda uma enorme variedade de purificadores de ar. O problema é que estes produtos não eliminam os maus cheiros, pelo contrário, disfarçam-no, para além de que possuem uma série de componentes tóxicos. Utilize como alternativa o bicarbonato de sódio, este produto não disfarça os maus odores, na realidade elimina-os.

 

6. Branqueador de roupas

Não há nada pior do que vermos aquela peça de roupa de que tanto gostamos ficar manchada ou amarelada ao longo do tempo. Um bom produto para acabar com este flagelo é o bicarbonato de sódio. Como usar? Adicione uma chávena de bicarbonato de sódio ao seu produto de lavagem de roupas habitual e ponha as roupas a lavar. Uma vez que é um produto de base alcalina as manchas serão removidas e os tecidos clareados.

7. Casas de banho limpas

Podemos encontrar à venda no mercado os mais variados produtos para limpar casas de banho, contudo nem sempre conseguimos aquele resultado branco e brilhante que tanto gostamos. Experimente usar bicarbonato de sódio para eliminar manchas e desinfetar. Basta misturar um pouco em água, passar um pano em todas as superfícies – desde a sanita aos azulejos – e remover ao fim de 20 minutos. O resultado será brilhante!

8. Eliminar manchas de talheres

Alguns tipos de talheres ficam realmente muito manchados ao longo do tempo. Mas calma, não precisa de os deitar fora ou comprar novos. Experimente usar bicarbonato de sódio para eliminar as manchas. Faça uma mistura do produto com água quente, despeje sobre os talheres e deixe atuar. Verá que todos os seus talheres ficarão de novo bonitos e brilhantes.

 

9. Para relaxar

Sabe aqueles dias de trabalho extenuantes em que chegamos a casa e só nos apetece é relaxar? Encha a banheira e crie o seu próprio spa em casa com a ajuda do bicarbonato de sódio. Polvilhe um pouco do produto, cerca de 30 gramas é suficiente, na água quente da banheira, deite-se e relaxe! Vai sentir-se revigorada!

 

10. Para desinfetar a escova de dentes

É um gesto comum e habitual pegarmos na escova, passar pasta e escovar os dentes. Fazemos isto diariamente sem sequer nos lembrarmos de que a escova de dentes deve e pode ser desinfetada, pois colocamo-la na boca várias vezes ao dia, o que leva à acumulação de bactérias. Para higienizar a sua escova de dentes faça uma mistura num copo com bicarbonato de sódio, água e vinagre, mergulhe a escova de dentes e deixe ficar durante 30 minutos. Terá assim uma escova devidamente limpa e desinfetada.

11. Tratamento para as picadas de insetos

Encontramos à venda na farmácia uma série de cremes para tratar as picadas de insetos. Sabia que a maior parte deste cremes têm na sua composição bicarbonato de sódio? São ótimos para tratar a pele irritada, a comichão e todos os incómodos que as picadas de insetos causam. Para criar a sua própria solução, misture bicarbonato de sódio com água e aplique na zona da picada. Aconselhamos contudo uma utilização moderada.

12. Restaurar panelas queimadas

Quem já não se esqueceu de uma panela ao lume e deixou queimar a comida? Aposto que já lhe aconteceu! Em vez de deitar a panela ao lixo, use bicarbonato de sódio e faça uma limpeza. Para isso ferva um pouco de água com bicarbonato de sódio e verta sobre a superfície queimada da panela. Repita se necessário.

13. Refrescar o calçado

Com a utilização frequente o seu calçado pode ficar com um odor desagradável e difícil de eliminar. Em vez de gastar dinheiro em produtos caros, e por vezes ineficazes, espalhe duas colheres de sopa de bicarbonato em dois pedaços de tecido, amarre os tecidos em conjunto e deixe-os a repousar sobre o calçado. Verá que ao fim de uns minutos os seus sapatos estarão frescos e livres de maus cheiros!

14. Combater a azia

Muita gente sofre com problemas de azia e refluxo gástrico. Se não está familiarizado com estes termos, é aquela sensação de ardência que passa pela garganta e vai até ao estômago. É um problema comum que pode ter na sua origem o tipo de alimentação que fazemos ou até mesmo questões de stress. O bicarbonato de sódio ajuda com este problema. Experimente misturar uma colher de chá do produto num copo com água e beber. Verá que a azia desaparecerá quase como por milagre!

15. Faça uma omelete mais fofinha

Nem toda a gente gosta de omeletes e há quem goste, mas não goste de as comer fininhas e gordurosas. Para conseguir uma omelete maior e mais suculenta utilize o bicarbonato de sódio. Como? Fácil. Com uma colher chá retire um pouco de bicarbonato, cerca de 1/2 colher, junte a três ovos e bata. Prepare da forma habitual e veja como consegue uma omelete muito maior. Isto acontece porque o bicarbonato cria bolhas de sódio que deixam a omelete mais fofinha!

16. Limpar os ralos

Ahh aquele problema que toda a gente tem. A limpeza dos ralos dos lavatórios ou lava-louças. Uma tarefa difícil mas essencial na sua rotina de limpeza. Para facilitar o seu trabalho e evitar ter de comprar produtos caros e nem sempre eficazes, use bicarbonato de sódio. Misture um pouco com água a ferver e vinagre e despeje nos ralos. Verá que ao fim de 10 minutos os seus ralos estarão limpos e desentupidos.

 

16. Limpar os ralos

Ahh aquele problema que toda a gente tem. A limpeza dos ralos dos lavatórios ou lava-louças. Uma tarefa difícil mas essencial na sua rotina de limpeza. Para facilitar o seu trabalho e evitar ter de comprar produtos caros e nem sempre eficazes, use bicarbonato de sódio. Misture um pouco com água a ferver e vinagre e despeje nos ralos. Verá que ao fim de 10 minutos os seus ralos estarão limpos e desentupidos.

17. Eliminar os maus odores

Se o seu lava-louça é daqueles mais modernos que já possuem triturador de lixo, então já se apercebeu que por vezes saí de lá um cheiro muito desagradável. Para evitar este problema faça o seguinte: primeiro ferva água e despeje no triturador aguardando cerca de 1 minuto, logo de seguida pegue em cerca de 1/4 de bicarbonato, despeje no triturador e deixe-o a funcionar durante cerca de 2 segundos. Ao fim de 10 minutos despeje 1 chávena de vinagre. Verá algumas bolhas, mas isso é normal. O ultimo passo é abrir a torneira e deixar que a água escorra. Verá que os resultados são fantásticos!

18. Branquear os dentes

Toda a gente adora tomar um café, um chá, uma bebida gaseificada… mas o problema é que estes produtos deixam manchas nos dentes ao longo do tempo. Para evitar ter de andar sempre no dentista ou a comprar dispendiosos produtos branqueadores, experimente uma solução à base de bicarbonato de sódio. Misture 1/4 de uma colher de chá num copo com água e aplique nos dentes enquanto os estiver a escovar. Dependendo das manchas, o bicarbonato será uma preciosa ajuda.

19. Adeus às unhas amarelecidas

Infelizmente existem muitas mulheres que não podem viver sem verniz de cor nas unhas. O drama das unhas amarelas é efetivamente um problema na vida de muitas mulheres. Para evitar ter de usar verniz para o resto da sua vida experimente pegar num pouco de bicarbonato de sódio e de peróxido e misturá-los. Esfregue esta solução nas unhas e esqueça de uma vez por todas as unhas amarelecidas!

20. Para clarear as axilas

Convite de ultima hora para ir à praia? E como fazer para usar o biquíni que tanto gosta e ao mesmo tempo tapar as axilas escurecidas? Sem dramas. É muito fácil. Experimente pegar numa tigela, misturar bicarbonato de sódio com água e passar a solução nas axilas massajando durante 1 minuto. Deixe ficar a solução durante cerca de 30 minutos e lave de seguida com água ligeiramente morna. Se quiser obter resultados mais eficazes repita 2 ou 3 vezes por semana.