Inmet emite alerta laranja com perigo por risco de tempestade no DF

OInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, sinalizando perigo por risco de tempestade no Distrito Federal, em Goiás e em parte do Mato Grosso. A previsão é de que chova entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos tendem a ser intensos e podem chegar a até 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo.

Com céu parcialmente nublado, a mínima registrada na madrugada desta terça-feira (27/10) foi de 17ºC. Para o dia, a máxima prevista é de 26ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%

Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, o aviso de perigo foi emitido até as 11h desta terça e pode ser revisado. “No início do período chuvoso, é comum as pancadas de chuva forte, tempestades, devido a convergência de temperatura e umidade altas, por isso que no período da tarde é mais comum”, diz.

O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, ninguém se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Os motoristas também são orientados a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, ao perceber que as precipitações estão fortes, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia de casa. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) podem ser acionados

fonte:https://www.metropoles.com