O que é SGE?
O Google tem usado uma versão “lite” de IA há anos para fornecer resultados de busca relevantes aos seus usuários; agora, está utilizando IA generativa que pode criar novos conteúdos—resultados de busca—com base nos dados inseridos pelos usuários, histórico de buscas e fontes e referências online.
O SGE usa IA generativa para mudar a forma como os resultados de busca são entregues, fornecendo ao usuário mais informações de uma variedade de sites nos resultados de busca. O objetivo é permitir que os usuários façam perguntas em estilo de conversa e obtenham uma resposta completa na página de resultados de busca—sem precisar clicar em um site que pode ou não conter as respostas que procuram.
A IA do Google foi treinada para corroborar respostas de fontes confiáveis e projetada para refletir um tom neutro nos resultados fornecidos. Com o SGE, as pessoas podem ter conversas naturais com o Google, descobrindo resultados mais relevantes para suas consultas, com links para sites relacionados para navegação adicional.
Como a IA Impacta os Resultados de Busca no SGE?
Com o SGE, os resultados de busca mostram um trecho gerado pelo sistema na caixa de resposta principal, com três fontes confiáveis em destaque para clicar, que suportam a resposta gerada. O Google exibe esses sites de alta qualidade com uma imagem, título e URL na caixa de resposta.
Além disso, há um expansor de alternância que permite mergulhar mais fundo em respostas relacionadas, e essas respostas adicionais também são geradas por IA. Alternativamente, você pode rolar para baixo para ver os resultados tradicionais.
Abaixo da resposta gerada e das fontes confiáveis, há opções de acompanhamento que o usuário pode seguir: especificamente, uma “pergunta de acompanhamento”, que ajuda os usuários a encontrar o que estão procurando.
Quais São as Limitações da IA na Busca?
O SGE pode usar IA para gerar novos conteúdos para você com base em suas preferências e tom online. No entanto, esse novo recurso criativo da IA pode levar a desafios na confiança dos resultados de busca e encontrar um equilíbrio entre criatividade e fatos concretos.
Outra limitação da IA na busca é a interpretação errônea de fatos—ou seja, certos dados podem ser mal interpretados ou identificados incorretamente, afetando assim os resultados entregues ao usuário.
Há, ainda, o risco de viés. Os sites contêm seus próprios vieses em seus conteúdos, incluindo sites de alta qualidade que têm uma alta probabilidade de serem usados nos resultados gerados por IA do Google, injetando assim viés nos resultados do Google.
Qual é o Futuro da Busca?
No estágio atual, como os sistemas de IA ainda estão aprendendo para se tornarem mais capazes de responder às consultas dos usuários, os mecanismos de busca tradicionais provavelmente permanecerão a opção de busca preferida pela maioria dos usuários.
No entanto, uma vez que os sistemas de IA se tornem mais confiáveis e capazes de fornecer resultados altamente relevantes, os sistemas de chat de IA poderão se tornar a plataforma preferida para buscar informações.
Atualmente, uma abordagem híbrida para buscas parece estar em ascensão; as pessoas estão usando motores de busca para a maioria de suas pesquisas enquanto perguntam a sistemas de chat de IA por informações menos específicas ou mais subjetivas.