Uso de Ferramentas de IA para Conselhos de SEO: Uma Abordagem Cautelosa


Recentemente, John Mueller, do Google, expressou sua opinião no LinkedIn sobre o uso de LLMs (ferramentas de IA) para obter conselhos de SEO. Ele disse claramente: “por favor, não usem LLMs para conselhos de SEO.” Ele explicou que essas ferramentas “aprendem com todas as informações ruins de SEO que existem por aí.” Gary Illyes, do Google, também compartilhou uma opinião semelhante no mês passado.

Concordo totalmente com isso. Ferramentas de IA, muitas vezes, oferecem estratégias e técnicas que foram eficazes em atualizações passadas do Google, mas que podem não ser mais relevantes ou até prejudiciais no cenário atual de SEO. Isso acontece porque as IAs aprendem com grandes volumes de dados disponíveis na web, que incluem tanto boas práticas quanto informações desatualizadas ou incorretas.Um exemplo recente disso é o Google Gemini. Inicialmente, a ferramenta recomendou o uso da ferramenta de disavow no Google Search Console, mas depois, quando foi novamente solicitada, sugeriu que não se deveria usá-la. Isso demonstra a inconsistência e a falta de discernimento que as ferramentas de IA podem ter ao fornecer conselhos de SEO.

Portanto, é essencial que profissionais de SEO baseiem suas estratégias em fontes confiáveis e atualizadas, e tenham uma compreensão crítica das recomendações fornecidas por qualquer ferramenta, seja ela baseada em IA ou não.

Confira a postagem de Natalie Slater no LinkedIn para ver o comentário completo de John Mueller:

John Mueller no LinkedIn: “Por favor, não usem LLMs para conselhos de SEO. Elas aprendem com todas as informações ruins de SEO que existem por aí.”

Publicado em por Seu Nome

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *