Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ.

A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 684 bilhões de dólares, seguida pela Apple, com 612 bilhões de dólares, e pelo Google, da Alphabet, com 458 bilhões de dólares, disse a Kantar.

A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar.

Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla.

A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para 42,6 bilhões de dólares, disse a Kantar.

A principal marca europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca britânica da lista foi a Vodafone no 60º lugar.

As marcas norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% das 100 maiores, segundo o ranking.

As 100 maiores marcas do mundo valem juntos 7,1 trilhões de dólares, disse Kantar.

Ranking Marca Valor US$ Variação %

2021 bi ante 2020

1 Amazon 683,852  64%​

2 Apple​ 611,997  74%​

3 Google​ 457,998 ​ 42%​

4 Microsoft​ 410,271 ​ 26%​

5 Tencent​ 240,931  60%​

6 Facebook​ 226,744 ​ 54%​

7 Alibaba​ 196,912  29%​

8 Visa​ 191,285 ​ 2%​

9 McDonald’s 154,921  20%

10 MasterCard 112,876 ​ 4%

Fonte da tabela: Kantar BrandZ